Roer unha e dicas de tratamento !

O hábito de roer unhas é conhecido cientificamente como onicofagia, que pode trazer sérias lesões às unhas e também para a região envolta dela, pois há centenas de pessoas que roem a unha que muitas vezes chegam até sangrar.
Segundo especialistas, roer unhas trazem consequências sérias como deformidade e até mesmo a destruição definitiva das unhas, pois caso ocorra algum grande dano na unha, ela não pode se recuperar mais, mesmo que a pessoa deixe de roê-la. Há também o problema de infecções bacterianas e virais que podem prejudicar a área do contorno da boca, dos dedos e as cutículas. Infelizmente para os roedores de unha, o hábito de roer unha pode fazer mal ao aparelho digestório da pessoa, sendo que as bactérias podem causar infecções na garganta e nada ao estômago e ao intestino, por exemplo. Há atualmente diversos esmaltes com gosto ou receitas caseiras para afastar a unha da boca, sendo que os métodos caseiros nem sempre funcionam, pois causam apenas aumento da ansiedade do indivíduo diz uma especialista.
O tratamento requer acompanhamento psicológico, pois a maioria das causas são principalmente a ansiedade, sendo que roer a unha é o método para aliviar essa ansiedade. Segundo os especialistas, quando não é utilizado o esmalte, por exemplo, a pessoa pode buscar outra forma de aliviar a ansiedade correndo o risco de comer mais, ingerir diversos calmantes, jogar e até mesmo beber em excesso.
Diversas pessoas sofrem com o mal de roer as unhas sendo que esse ato é viciante e algumas pessoas quando começam não têm o controle sob a hora de parar. Esse hábito deixa as unhas com um aspecto feio e sem contar que causa mal a saúde bucal e até ao estômago, pois ao comer a unha acaba ingerindo bactérias que ficam embaixo das unhas, podendo gerar infecções.
Não existe um motivo específico pelo qual as pessoas roem as unhas, mas geralmente isso acontece quando estão nervosas ou ansiosas, pessoas que estão presas a esse vício procuram maneiras desesperadas para diminuir com a ansiedade, por exemplo.
Está se tornando cada vez mais comum as pessoas recorrerem ao uso de esmaltes específicos para quem busca solucionar esse problema, vindo com gosto amargo que inibe a vontade de roer unhas. Outro bom recurso é usar unhas postiças, pois elas não podem ser ruídas e assim você começa a criar o hábito de não roer as suas naturais, sendo até mesmo bom para o crescimento delas.
Mantenha sempre as unhas pintadas, já que o gosto amargo do esmalte ajuda a não querer mais roer, vá a manicure com frequência ou você mesma poderá fazê-las em casa, outra dica bem legal que acaba dando certo é pedir ajuda para seus amigos e familiares, assim que verem você roendo peça para eles ficarem de olho em você e não deixar. E é claro que o primeiro passo é a força de vontade, tendo que focar o seu objetivo de parar de roer as unhas.